Disco traz nove faixas autorais, sendo uma com “participação” do músico pernambucano
No Japão, tsuru é uma ave sagrada que simboliza boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna. É, também, considerado o pássaro companheiro dos eremitas, que se refugiavam nas montanhas para meditar, pois podia viver até mil anos, segundo a lenda japonesa. Percussionista, compositor, pesquisador e inventor de instrumentos, Johnny Herno pegou emprestado o nome desse animal fabular para dar título a seu primeiro álbum solo, que chegou às plataformas digitais oficial em seu canal do YouTube, no primeiro semestre. Rico em significados, tal como o tsuru oriental, o “Tsuru” do artista mineiro celebra a potência da produção percussiva contemporânea e da inventividade musical brasileira, além de prestar justa homenagem ao músico pernambucano Naná Vasconcelos (1944-2016) e aos povos da floresta.
O lançamento será no dia 9 de novembro, sábado, na Casa Semifusa, a partir das 19h. A Casa Semifusa está localizada na rua Cataguases, 73, Sevilha B - Ribeirão das Neves
Sobre o músico:
Johnny Herno, que vive na cidade de Santa Luzia (MG), onde trabalha no campo da música e da performance cênica, tendo entre seus principais trabalhos o instrumento batizado como berimlata, que integra sua poética sonora bem particular. Sua música exprime uma espécie de cosmogonia própria, de ressignificação dos objetos e da escuta de vozes não perceptíveis na realidade comum. Na atualidade pesquisa monocórdios e divulga o álbum TSURU em homenagem a Naná Vasconcelos.
O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Estado de Minas Gerais, edital 08/2023. Arte Pintura em tela de @caio_ronin.
Link do álbum Tsuru de Johnny Herno: https://youtu.be/nlxIl3QzH9I?si=VOj8skAgx8lxH_2i
Comentarios